Por que devo tirar meu siso?

05/12/2017


A erupção dos terceiros molares (sisos) ocorre normalmente entre 17 e 22 anos. Em muitos casos, sobretudo nos quais estes ficam inclusos ou semi - inclusos (não é possível visualizar a coroa destes dentes, pois está coberta por gengiva) o paciente pode evoluir com queixa de dor na região.

A causa da dor pode se dar pela inflamação ou infecção da gengiva local, pois o espaço existente entre a coroa destes dentes e a gengiva constitui uma área ideal para a acumulação de restos alimentares mais difíceis de remover durante a escovação. Chamamos isto de pericoronarite.

Além disto, a dificuldade de higienização de um dente semi-incluso pode ocasionar cárie nele próprio ou no dente adjacente.

Outras complicações relacionadas à presença de dentes inclusos são: manifestação de tumores e cistos, reabsorção dos dentes que estão em contato como mesmo.

Ou simplesmente pode ser indicada sua remoção por indicação do ortodontista.


Posts mais recentes em nosso blog

Leia o que há de novo essa semana
 


O número de pacientes atendidos com queixa de dores na região do ouvido, bochechas, cabeça e pescoço, aumentaram exponencialmente após a pandemia de Covid 19.
Mas como nós dentistas podemos ajuda-lo a erradicar estes sintomas?
Identificando o possível bruxismo ( ranger dental) e/ou briquismo ( apertamento dental) e estabelecendo um plano de...

"Você pode até estar satisfeito com a cor do seu sorriso, mas ter dentes brancos nem sempre significam que estão saudáveis. A saúde do seu cartão de visitas está no interior de cada dente, melhor dizendo, na sua estrutura. E para manter todo o universo bucal em equilíbrio é importante praticar a prevenção. Seguem algumas vantagens deste método: